07 nov 2023

Perícia Médica Federal inicia maior mutirão de exames da história da Previdência

Nenhum comentário.

O Departamento de Perícia Médica Federal do Ministério da Previdência Social começou, em Maceió (AL), o maior mutirão de atendimentos da história da Previdência. A previsão é de que sejam realizados mais de três mil exames entre os dias 23 e 29 de outubro. As perícias extraordinárias vão diminuir o tempo de espera dos segurados que aguardam atendimento presencial. Hoje, por exemplo, estão sendo atendidos beneficiários que tinham perícia marcada somente para abril de 2024.

O mutirão em Maceió vai realizar perícia médica para os cidadãos que já possuem atendimento marcado para requerimentos iniciais de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e BPC/Loas. Os atendimentos serão feitos na Agência da Previdência Social Jatiúca.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está em contato com os segurados que poderão ter o atendimento antecipado pelos mutirões. O segurado que desejar adiantar a perícia também poderá ligar na Central 135 ou acessar o Meu INSS para atendimento.

Este é o primeiro de cinco grandes mutirões que serão feitos em capitais do Nordeste nas próximas semanas. Haverá mais quatro mutirões com o mesmo porte a partir de novembro nas capitais Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Teresina (PI) e Natal (RN).

Atestmed

Além dos mutirões com atendimentos presenciais, a Previdência também oferece a possibilidade de solicitar o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) sem passar pela perícia. O acesso foi facilitado para que qualquer cidadão consiga fazer o requerimento. A solicitação pode ser feita tanto por quem já tem perícia agendada quanto por quem vai solicitar o benefício pela primeira vez.

Os requerimentos têm sido avaliados, em média, em apenas quatro dias. É importante lembrar que o benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental. Caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. 

Fonte: INSS

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.