27 jul 2018

Já está à venda o livro “Desvendando o Burn-Out”, de Marcos Mendanha, Pablo Bernardes e Pedro Shiozawa

Nenhum comentário.

Já está à venda, pelo site da Editora LTr, o livro “Desvendando o Burn-Out – Uma análise interdisciplinar da Síndrome do Esgotamento Profissional”. Para adquirir o livro agora clique AQUI.

O livro será oficialmente lançado durante o I Congresso Brasileiro de Psiquiatria Ocupacional, que ocorre nos dias 17 e 18/08/2018, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo/SP. Na oportunidade, os autores estarão disponíveis para dedicatórias.

BURN-OUT

Nas últimas décadas, especialmente com o acirramento da competitividade, das pressões por maior produtividade e cumprimento de metas, das relações conflitivas interpessoais, das expectativas e frustrações profissionais, entre outros fatores, tem-se verificado, no meio laboral, a efervescência de uma condição clínica, chamada Síndrome de Burn-Out (ou Síndrome do Esgotamento Profissional).

Nesta obra, optamos pela denominação ‘burn-out” (com hífen), já seguindo a proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) consubstanciada na nova CID-11 (Internacional Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems 11th Revision), que entrará em vigor em 2022.

Essa denominação provém da língua inglesa (to burn: arder, queimar; out: até o fim). Literalmente, significa “queimar até a chama desvanecer”, dando a ideia de um “fogo que vai se apagando aos poucos, até definitivamente cessar”. Figurativamente, designa algo que vai sendo consumido (que vai deixando de funcionar) até à exaustão total.

Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, a Síndrome de Burn-Out é definida como um estado físico e mental de profunda extenuação, que se desenvolve em decorrência de exposição significativa a situações de alta demanda no ambiente de trabalho.

Convidamos todos leitores os para um estudo multidisciplinar de um tema que está, e cada vez mais estará, em evidência no mundo moderno.

Boa leitura!

OS AUTORES

Marcos Henrique Mendanha: Médico do Trabalho, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Advogado especialista em Direito e Processo do Trabalho. Perito Judicial / Assistente Técnico junto ao TRT-GO e TRF-GO. Diretor Técnico da ASMETRO — Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho Ltda. Autor do livro “Medicina do Trabalho e Perícias Médicas — Aspectos Práticos e Polêmicos” (LTr Editora). Coordenador do Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas, e da Jornada Brasileira de Psiquiatria Ocupacional. Associado da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Coordenador do CENBRAP — Centro Brasileiro de Pós-Graduações. Colunista da Revista PROTEÇÃO.

Pablo Ferreira Bernardes: Médico do Trabalho (ANAMT/AMB), Perito Judicial / Assistente Técnico (TRT-GO), Professor de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho e Perícias Médicas (CENBRAP, CEEN-PUC/GO), Médico Coordenador do PCMSO da empresa HP Transportes e das clínicas ASMETRO e CLISMED, Pós-Graduando em Psiquiatria (CENBRAP), Membro Titular da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), Membro Titular da APEJUST-GO (Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho — 18ª Região), Associado da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Pedro Shiozawa: Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo/SP (FCMSCSP). Especialista em Pesquisa Clínica Aplicada pela Harvard Medical School. Membro da Behavioral and Brain Science Society (Cambridge). Professor do Departamento de Psiquiatria e Membro Titular da Comissão Científica da FCMSCSP.

SUMÁRIO

Capítulo 1
Síndrome de burn-out — Considerações iniciais
Pablo Ferreira Bernardes

Capítulo 2
Dados epidemiológicos
Marcos Henrique Mendanha

Capítulo 3
A origem do burn-out: o inato e o ambiente
Pedro Shiozawa

Capítulo 4
Sintomas e sinais do burn-out
Pablo Ferreira Bernardes

Capítulo 5
Abordagens terapêuticas para o burn-out
Pedro Shiozawa

Capítulo 6
Depressão: uma breve e necessária análise
Pedro Shiozawa

Capítulo 7
Medidas de prevenção do burn-out
Pablo Ferreira Bernardes

Capítulo 8
Burn-out, medicina do trabalho e perícias médicas do INSS: o limbo trabalhista-previdenciário
Marcos Henrique Mendanha

Capítulo 9
Burn-out x depressão: o burn-out é um vinho velho em uma nova garrafa?
Pedro Shiozawa

Capítulo 10
O burn-out, o assédio moral e suas diversas faces
Marcos Henrique Mendanha

Capítulo 11
Casos clínicos
Pablo Ferreira Bernardes ablo Ferreira Bernardes

Capítulo 12
Os números do burn-out na Justiça — uma análise de 48 processos julgados no TST
Marcos Henrique Mendanha

Para adquirir o livro agora clique AQUI.

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.