18 set 2018

Justiça determina que a Globo recontrate Claudia Rodrigues

Nenhum comentário.

A Justiça determinou que a TV Globo recontrate a atriz Claudia Rodrigues, após a profissional ter sido dispensada da emissora em 2015. À época de sua demissão, a artista alegou ter sido vítima de discriminação por causa de sua luta contra esclerose múltipla.

De acordo com informações do site “TV Foco”, com a nova determinação judicial, Rodrigues está proibida de conceder entrevistas para outros veículos de imprensa sem permissão da Globo.

Entenda

Claudia Rodrigues ficou famosa por diversos papeis de sucesso na TV Globo, especialmente em “A Diarista”, que foi exibida entre 2004 e 2007. Em 2015, no entanto, a atriz foi demitida da emissora, depois de ficar dois anos fora do ar.

Na época do desligamento da artista do quadro de funcionários do canal da família Marinho, a Globo se comprometeu a custear o plano médico da famosa por mais alguns meses, como forma de agradecimento pelos anos trabalhados.

No entanto, o plano de saúde da atriz foi rebaixado e ela teve que custear parte do tratamento com o próprio dinheiro, segundo afirmou a mesma.

A decisão cabe recurso. Procurada, a TV Globo informou que não comenta casos judiciais.

Diagnóstico

Em entrevista ao programa Raul Gil, do SBT, em 2016, Claudia Rodrigues falou sobre a descoberta da doença nos anos 2000 e revelou que chegou a pensar em suicídio.

“Comecei com uma dormência no braço e fui diagnosticada depois de diversos exames. Descobri em 2000 e depois em 2010 e 2011 quando fui regravar ‘A Diarista’, vi que não dava conta”, comentou a artista na ocasião.

“Pensei em tirar minha vida sim. Eu moro no vigésimo andar e pensei: ‘vou me jogar’. Aí liguei para minha empresária e amiga e falei que não estava bem, que estava tudo errado. Você tem um programa de audiência, no horário nobre aí nada acontece… Aí ela veio e quase me bateu”, relembrou.

O que é a esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença autoimune, ainda sem cura, que atinge cerca de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, estimativas da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) apontam que 35 mil brasileiros vivem com a doença.

A moléstia age de maneira silenciosa, atacando o cérebro e a medula espinhal, causando danos na visão, fala, audição e movimentos do corpo.

De acordo com a ABEM, a doença é autoimune, quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Ela ocasiona a perda de mielina (substância cuja função é fazer com que o impulso nervoso percorra os neurônios), o que leva à interferência na transmissão dos impulsos elétricos e isto produz os diversos sintomas da enfermidade.

Fonte: Catraca Livre

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.