25 fev 2018

Jornada de Psiquiatria Ocupacional: programação e palestrantes divulgados

postado em: Publicidade

Nenhum comentário.

[PUBLICIDADE]

Realizado pelo SaudeOcupacional.org em parceria com o CENBRAPMedTV, ocorre em São Paulo/SP, dias 17 e 18 de agosto de 2018, a I Jornada Brasileira de Psiquiatria Ocupacional.

Já foram divulgados os primeiros palestrantes e a programação do evento, confira.

PALESTRANTES CONFIRMADOS:

Dra. Alessandra Diehl (SP): Médica Psiquiatra. Especialista em Dependência Química pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Mestre em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Faz parte do corpo clínico da Fundação Espírita Américo Bairral.

Dr. Álvaro Merlo (RS): Médico do Trabalho, Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na Faculdade de Medicina, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. É Professor Médico-Assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Medicina Ocupacional/Ambulatório de Doenças do Trabalho e na Residência em Medicina do Trabalho.

Dr. Daniel Cordeiro (SP): Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Especialista em Dependência Química pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres/Inglaterra, Organizador do livro “Emergências Psiquiátricas” (Ed. Rocca, 2006).

Dra. Débora Glina (SP): Psicóloga. Pós-Doutora em Medicina pela USP, Mestre e Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, Especialista em Ergonomia dos Sistemas de Produção pela POLI/USP. Docente do Curso de Transtornos Mentais no Trabalho, Psiquiatria Ocupacional e Saúde Mental no Trabalho, e do Curso de Psicologia Ocupacional do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Consultora e pesquisadora em ergonomia, prevenção das LER/DORTs, prevenção do estresse no trabalho e prevenção do assédio moral no trabalho.

Dr. Edson Hirata (SP): Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Doutor pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, atual Diretor da Divisão Médica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Dr. Eduardo Arantes (SP): Médico com especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade São Francisco de São Paulo, Ergonomia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e em Gestão de Saúde pela FGV. Autor dos livros: O Retorno Financeiro de Programas de Promoção da Segurança, Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas, Ciências da Vida Humana e o recém-lançado Crônicas de Saúde, Ciência e Cotidiano. Atualmente é Diretor Técnico na Beecorp – Bem Estar Corporativo.

Dr. Francisco Eduardo Cardoso Alves (DF): Perito Médico do INSS, Presidente da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), Especialista em Perícia Médica Judicial pela Escola Paulista de Magistratura.

 Dr. João Silvestre da Silva Júnior (SP): Médico do Trabalho (ANAMT/AMB), Coordenador do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade São Camilo, Mestre e Doutor em Saúde Pública pela USP, Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Gama Filho, Perito Médico Previdenciário do INSS. Atual Diretor de Relações Internacionais da Associação Nacional de Medicina do Trabalho e Editor Associado da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho.

Dr. Lenz Cabral (MG): Médico do Trabalho, Especialista em Ergonomia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Professor convidado da Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Diretor da PROERGON – Assessoria e Consultoria em Segurança e Saúde do Trabalhador/Ergonomia, autor do livro “Abre a CAT?” (Editora LTr).

Dr. Luiz Felipe Rigonatti (SP): Médico Psiquiatra; Especialista pela ABP/AMB; Pós-Graduado em Medicina Legal e Medicina do Trabalho pela FM-USP; Membro do grupo SAMPO – Grupo de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho; Colaborador do grupo de Psicoses do Laboratório de Neurociências (LIM27) do IPq-HCFMUSP; Médico assistente do serviço de Eletroconvulsoterapia do Instituto de Psiquiatria do HC/FM-USP; Médico psiquiatra assistente concursado pelo Estado de São Paulo; Perito do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo.

Dr. Marcos Mendanha (GO): Médico do Trabalho, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Advogado especialista em Direito e Processo do Trabalho. Perito Judicial/Assistente Técnico junto ao TRT-GO e TRF-GO. Diretor Técnico da ASMETRO – Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho Ltda. Autor do livro “Medicina do Trabalho e Perícias Médicas – Aspectos Práticos e Polêmicos” (Editora LTr). Membro da Câmara Técnica de Direito Médico do CRM-GO. Mantenedor do site SaudeOcupacional.org. Coordenador do Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas, e da Jornada Brasileira de Psiquiatria Ocupacional. Membro da Câmara Técnica de Direito Médico do CRM-GO. Coordenador Geral do CENBRAP – Centro Brasileiro de Pós-Graduações.

Dr. Octávio Oliveira (SP): Especialista em Medicina do Trabalho pela Santa Casa de São Paulo, AMB e ANAMT; Pós-Graduado em Perícias Médicas pela UNIFESP/Escola Paulista de Magistratura; possui MBA em Promoção da Saúde e Qualidade de Vida pela ABQV; fez estágio internacional na Clinica del Lavoro Luigi Devotto (Milano, Itália) nas áreas de toxicologia, ergonomia e psiquiatria ocupacional.

Dr. João Baptista Opitz Neto (SP): Médico do Trabalho; Especialista em Ergonomia; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Possui Mestrado em Bioética pela UMSA / Argentina. É Perito Judicial/Assistente Técnico nas áreas trabalhista e previdenciária. Autor do livro “Perícia Médica no Direito” (Editora Rideel).

Dr. Pedro Shiozawa (SP): Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Especialista em Psiquiatria. Doutor em Psiquiatria pela FCMSCSP. Especialista em Pesquisa Clínica Aplicada pela Harvard Medical School. Coordenador no Laboratório de Neuromodulação Clínica da Santa Casa de São Paulo

Dr. Ricardo Hegele (RS): Possui graduação em Medicina e Direito. Possui Título de Especialista em Medicina do Tráfego e Acidentes pela AMB/ABRAMET. Possui Titulo de Especialista em Medicina do Trabalho pela AMB/ANAMT. Possui Pós-Graduação em Medicina do Trabalho e em Medicina do Tráfego. Médico Perito e Assistente Técnico. Membro da Câmara Técnica de Medicina do Tráfego e Acidentes do CRM-RS. Professor de Cursos de Pós-Graduação em Medicina e Psicologia de Tráfego, e Medicina do Trabalho. Diretor Científico da ABRAMET (nacional) e da ABRAMET-RS.

*Listagem incompleta e sujeita a alterações.

PROGRAMAÇÃO:

16/08/2018: Curso Pré-Jornada: Exame Psíquico nos Transtornos Mentais mais prevalentes – uma abordagem direcionada para Médicos do Trabalho e Peritos Médicos

17/08/2018:

8h30 – 8h40: Abertura da Jornada.

8h40 – 10h00: Conferência de abertura: “Conhecimento, trabalho e tempo no mundo contemporâneo” (Conferencista: Leandro Karnal)

10h00 – 10h40: Transtorno do Estresse Pós-Traumático: o que causa? O que não causa?

10h40 – 11h20: Dimensionando a importância do trabalho na multicausalidade do suicídio

11h20 – 12h00: Prognóstico em psiquiatria x retorno ao trabalho: o que e quando esperar das doenças bem tratadas?

12h00 – 14h00: ALMOÇO

14h00 – 14h40: Professores e policiais: quais as características (in)comuns dessas profissões que mais se relacionam com o aparecimento/agravamento dos transtornos mentais?

14h40 – 15h20: Esquizofrenia x capacidade laboral: quando confiar na adesão e eficácia do tratamento, e quando optar pela inaptidão preventiva?

15h20 – 16h00: O Médico do Trabalho deve tratar os transtornos mentais relacionados ao trabalho ou apenas encaminhar para o Psiquiatra? Como isso funciona em outros países?

16h00 – 16h40: “Motorista profissional com ‘CNH em dia’, mas relata transtorno mental e/ou crises convulsivas prévias no momento do exame ocupacional: apto ou inapto?”

16h40 – 17h20: Internet e redes sociais x saúde mental dos trabalhadores: cenário atual, mitos e verdades

17h20 – 18h00: “Doenças psicóticas x inaptidão laboral: discriminação ou proteção?”

18/08/2018:

8h30 – 9h10: “Eficiente trabalhador do mercado financeiro, sem queixas, refere uso de cocaína diário para aumento da performance e autoconfiança”. Considerações gerais, parecer quanto a aptidão laboral, e conduta do(a) Psiquiatra?

9h10 – 9h50: Transtornos mentais x trabalho em altura: em que casos a (in)aptidão laboral deve ser considerada? Quais “fatores psicossociais” devem ser considerados pelo Médico do Trabalho, conforme a NR-35?

9h50 – 10h30: Motorista com exame toxicológico alterado: qual a melhor conduta, juridicamente embasada, que o Médico do Trabalho deve tomar?

10h30 – 11h10: Depressão relacionada ao trabalho: onde estamos e pra onde caminhamos? Quais os números de outros países? Quais experiências de prevenção estão dando certo?

11h10 – 11h50: Burnout x Depressão: diferenças no diagnóstico, tratamento e prognóstico

11h50 – 12h30: Como a empresa deve recepcionar e promover a saúde dos que se afastaram por transtornos mentais pelo INSS, durante longos períodos?

12h30 – 14h10: ALMOÇO

14h10 – 14h50: Qual o perfil dos trabalhadores que mais se afastam pelo INSS devido aos transtornos mentais?

14h50 – 15h30: Como é feito o estabelecimento de nexo (con)causal entre trabalho e transtornos mentais? Por que a emissão de CAT relacionada a transtornos mentais é tão rara?

15h30 – 16h10: Escalas psiquiátricas de gravidade x avaliação da capacidade laboral: é possível fazer alguma correlação e quantificar o dano, do ponto de vista pericial?

16h10 – 16h50: Qual o papel do perito do juiz na configuração do assédio moral? Como a Justiça do Trabalho tem julgado e mensurado indenizações nos casos que envolvem transtornos mentais?

16h50 – 17h30: “Médico psiquiatra deu inapto. Médico do Trabalho deu inapto. Por que o Perito do INSS deu apto?”

17h30 – 17h40: Encerramento

*Programação sujeita a alterações.

Não perca tempo, inscreva-se agora pelo site: www.psiquiatriaocupacional.com.br

São apenas 600 vagas. Valores promocionais até 31/03. Assinantes MedTV tem 5% de desconto.

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.