21 set 2017

Trabalhadores do Rock in Rio começam a usar protetores de ouvido

postado em: Sem categoria

Nenhum comentário.

Trabalhadores que ficam perto dos palcos no Rock in Rio começaram no sábado (16) a usar protetores auriculares para evitar danos causados pela exposição ao som alto. A Vigilância Sanitária do Rio exigiu que a organização e os estabelecimentos presentes no festival adotassem a medida após constatar que os funcionários estavam expostos a níveis acima do permitido.

Segundo o órgão, agentes fizeram uma inspeção no primeiro dia do evento e constataram que trabalhadores dos estabelecimentos e da força-tarefa do evento estavam sendo expostos a picos de até 105 decibéis, por até 10 horas constantes de trabalho. O permitido pela legislação é de até 85 dB, de acordo com a Vigilância Sanitária. Em um primeiro momento, as empresas foram apenas orientadas a adotar a proteção.

No sábado, as equipes voltaram ao local e constataram que uma empresa não cumpriu a orientação. Por isso, foi multada em R$ 2 mil.

Falta de higiene e segurança

Os fiscais também encontraram condições degradantes em alguns locais de trabalho. Sanitários e vestiários usados pelos seguranças e equipe de apoio, por exemplo, estavam sem manutenção e condições de higiene.

Na área de uso comum, também encontraram riscos à segurança, como uma piscina sem iluminação nem identificação e livre acesso às salas de geradores elétricos “que deveriam estar fechadas e controladas, pelo risco iminente de alguém ser eletrocutado ou causar um dano maior aos frequentadores do evento por um uso inadvertido do espaço”, informou em nota a Vigilância Sanitária.

Fonte: G1

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.