24 ago 2017

STF mantém proibição do amianto em SP

Nenhum comentário.

[Atualizado em 24/08/2017 às 21h03]

Em uma reviravolta, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional o artigo da lei federal que permite o uso e a comercialização do amianto no país. A decisão foi tomada durante a análise de uma lei que proíbe a produção do mineral em São Paulo.

Seis ministros consideraram inconstitucional o artigo da lei federal que permitia a comercialização e o uso do amianto do tipo crisotila e mantiveram a proibição do amianto no território paulista. Ainda não está claro, entretanto, se a vedação do amianto terá efeito apenas em São Paulo ou em todo o Brasil.

Alguns ministros consideram que o julgamento proíbe o amianto em todo o território, mas há ministros que entendem que a decisão de hoje proíbe o material apenas nos Estados onde já existem leis barrando sua utilização. Para Dias Toffoli, “a consequência prática é que o amianto está banido em todas as formas [no país]”. Sua posição é seguida pelo ministro Celso de Mello: “A decisão vale para o Brasil todo”.

Já o ministro Alexandre de Moraes, em rápida conversa com jornalistas ao deixar o plenário, disse considerar que a proibição do amianto valeria apenas para São Paulo, Estado que teve sua lei julgada hoje pelo Supremo. Um quarto ministro afirmou, em conversa reservada, que a decisão criaria um “vácuo jurídico” nos Estados em que o amianto não é regulamentado. Ou seja, estaria proibido, na prática, apenas em Estados com lei barrando o uso do material – como Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Dessa decisão, cabe o recurso chamado embargos de declaração que visa solucionar eventuais dúvidas que tenha de um julgamento. O tema deverá voltar à pauta do Supremo na análise de outras ações contra leis estaduais, mas ainda não há data prevista para os julgamentos.

O amianto (https://www.uol/noticias/especiais/amianto.htm), também chamado de asbesto, é usado em produtos como telhas, forros, pastilhas de freios e caixas d’água.

O Brasil está entre os maiores produtores, consumidores e exportadores mundiais. A fabricante Eternit é a proprietária da mineradora Sama, que está entre as três maiores mineradoras no mercado mundial de produção do crisotila.

MUDANÇA DURANTE O JULGAMENTO

A sessão desta quinta-feira começou pelo julgamento da lei federal que permite o uso de um tipo de amianto, a crisotila, no país. Nesse julgamento, em que apenas nove ministros votaram, o placar terminou com o voto de 5 ministros a favor de proibir o uso do amianto e 4 contrários à proibição.

Apesar de haver maioria, a lei que permite o amianto não foi alterada nesse julgamento porque não foi alcançado o placar mínimo de 6 votos (https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2017/08/24/stf-naoatinge-votos-necessarios-para-barrar-amianto-no-brasil.htm), exigido pela Constituição Federal, para que uma lei seja declarada inconstitucional.

Mas, ao julgar uma segunda ação, contra a lei paulista que proíbe o material no Estado, o STF voltou a analisar a lei federal e alcançou os 6 votos contra o artigo da lei federal que permitia o uso do amianto do tipo crisotila.

A diferença entre o placar nos dois julgamentos ocorreu porque o ministro Dias Toffoli, contrário à lei federal, não votou no primeiro julgamento por se declarar impedido. Toffoli havia atuado naquele processo quando era da AGU (AdvocaciaGeral da União).

Foi de Toffoli o primeiro voto na ação sobre a lei de São Paulo que propôs julgar inconstitucional a lei federal, por entender que a permitir a produção de amianto viola o direito à saúde previsto na Constituição. O voto de Toffoli foi acompanhado por outros cinco ministros, formando a maioria necessária para derrubar a lei federal que autoriza a produção e comercialização do mineral no país.

Com isso, a lei estadual de São Paulo que proíbe o amianto também foi mantida pelo Supremo. Os ministros ainda devem votar em relação a ações contra outras leis que já impediam o uso do amianto no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

RISCOS À SAÚDE

O amianto é feito de fibras e, quando é cortado, lixado ou quebrado, gera um pó que pode ser facilmente inalado ou engolido. E uma vez dentro do corpo humano, nunca mais é eliminado.

“Não há nenhuma dose de exposição considerada segura. Obviamente que o risco do desenvolvimento de doenças é maior com o aumento da exposição”, explica Francisco Pedra, pesquisador da Fiocruz. O risco surge principalmente quando o material é partido ou rachado e seu pó é liberado no ambiente.

Segundo um levantamento feito pelo especialista, entre 1980 e 2010, 3.718 pessoas morreram de mesotelioma no país.

No entanto, representantes da indústria de amianto afirmam que, se extraído, manipulado e usado de forma correta, os riscos à saúde podem ser reduzidos. Não há nenhum estudo científico que comprove que beber água de uma caixa d’água de amianto ou dormir em uma casa coberta com uma telha de amianto represente dano ao consumidor. Segundo um levantamento feito pelo especialista, entre 1980 e 2010, 3.718 pessoas morreram de mesotelioma no país.

Fonte: UOL.

Título original: STF mantém proibição do amianto em SP, ministros divergem sobre veto no país

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.