14 abr 2017

À exemplo de outros países, Itália deverá conceder “licença menstrual” para trabalhadoras

Nenhum comentário.

Em breve, a Itália pode se tornar o primeiro país ocidental a oferecer às mulheres uma licença menstrual remunerada. De acordo com o Independent, o parlamento italiano está considerando uma proposta de lei que exige que as empresas permitam que suas funcionárias tirem três dias de férias pagas a cada mês, caso sintam dolorosas cólicas menstruais. A lei poderá ser aprovada nos próximos meses.

A mudança teria um enorme impacto na vida de milhares de mulheres que precisam lidar com cólicas debilitantes, que geralmente as leva a se afastar do trabalho todos os meses através de atestados médicos.

China, Japão, Coreia do Sul e Zâmbia atualmente possuem leis similares e, algumas empresas como a Nike, também introduziram política semelhante para suas funcionárias. No país africano, por exemplo, as mulheres menstruadas poderão tirar um dia de folga no trabalho.

A nova medida permite que as mulheres tirem um dia de folga ao mês quando quiserem, sem precisar apresentar atestado médico ou avisar com antecedência. A novidade foi apelidada de “Dia das Mães“, embora possa ser usufruída mesmo por mulheres que não tenham filhos. Se uma empresa se negar a oferecer ao benefício, ela poderá ser processada.

É bom salientar que mulheres que façam mau uso deste programa também podem ser penalizadas.

Fonte: Hypeness

Título original: Itália oferecerá 3 dias mensais remunerados para mulheres com fortes cólicas menstruais

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.