09 mar 2016

Confira a programação e palestrantes do Simpósio do blog

postado em: Institucional

Nenhum comentário.

Inscreva-se para o I Simpósio Nordeste de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas, clique AQUI. O evento é realizado pelo SaudeOcupacional.org.

PROGRAMAÇÃO:

7h00 – 8h00: Credenciamento

8h00 – 8h10: Abertura do Simpósio

8h10 – 9h20: Nexo entre trabalho e doenças degenerativas: é possível?
– Dra. Germana Veloso Machado Guerra de Morais (PE)
– Dra. Juliana Teixeira Esteves (PE)

9h20 – 10h30: Caso prático: “INSS deu apto, Médico do Trabalho deu apto, mas trabalhador se recusa a voltar às suas atividades pois alega sentir dores.” Pode ser dispensado por abandono de emprego? Qual o encaminhamento mais adequado?
– Dra. Cláudia Salles Vilela Vianna (PR)
– Dr. Hugo Cavalcanti Melo Filho (PE)

Coffee-Break: 10h30 – 11h00

11h00 – 12h10: A perícia trabalhista é médica mas não há médicos dispostos/disponíveis: o que o juiz deve fazer?
– Dra. Ana Maria Aparecida de Freitas (PE)
– Dr. Edwar Abreu Gonçalves (RN)

INTERVALO PARA ALMOÇO

13h30 – 14h40: “Demissionais em alta e admissionais em baixa”: como empregados e empregadores veem a Medicina do Trabalho nesse contexto? Qual deve ser a postura do Médico do Trabalho nesse cenário?
– Dr. Marcos Henrique Mendanha (GO)
– Dr. Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira (DF)

14h40 – 15h50: “A perícia era de insalubridade mas o perito verificou a existência de periculosidade: deve mencionar no laudo?”
– Dr. Antônio Nunes Barbosa Filho (PE)
– Dr. João Baptista Opitz Neto (SP)

Coffee-Break: 15h50 – 16h20

16h20 – 17h30: “Como eu reduzi o absenteísmo na empresa que trabalho?”
– Dr. Eduardo Carvalho (PE)
– Dra. Fernanda Netto (SP)

17h30 – 17h40: Encerramento

PALESTRANTES:

Dra. Ana Maria Aparecida de Freitas (PE): Juíza do Trabalho da 11a Vara do Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Direito Judiciário e Magistratura do Trabalho. Especialista em Direito Previdenciário. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutoranda em Direito Laboral pela Universidade de Buenos Aires – Argentina. É vice-presidente da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho. É professora do curso de especialização em Direito Judiciário e Magistratura do Trabalho, da Escola Superior de Magistratura Trabalhista (ESMATRA VI). É também professora do curso de especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, e Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE).

Dr. Antônio Nunes Barbosa Filho (PE): Engenheiro Mecânico. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção. Bacharel em Direito. Professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem cursos de aperfeiçoamento em Biossegurança (ENSP/Fiocruz), em Epidemiologia Ambiental e Ocupacional. Há mais de duas décadas se dedica às questões que versam sobre a temática “qualidade de vida no trabalho” em cursos de graduação e de pós-graduação na UFPE e em outras instituições, dentre estas, a Escola da Magistratura do Trabalho (ESMATRA – 6a Região). Autor dos livros Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, Insalubridade e Periculosidade: manual de iniciação pericial; Projeto e desenvolvimento de produtos; Qualidade de vida no Trabalho para pessoas com deficiência e Segurança do Trabalho na Construção Civil, todos pela Editora Atlas.

Dra. Cláudia Salles Vilela Vianna (PR): Advogada. Mestra pela PUC/PR. Conferencista e Consultora Jurídica Empresarial nas Áreas de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação da Escola da Associação dos Magistrados do Paraná (EMATRA/PR). Professora do curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial, e em Direito do Trabalho e Previdenciário da UNIVALI/SC. Especialista integrante da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Associada do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP. Associada Benemérita do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP. Autora de livros, todos pela Editora LTr.

Dr. Eduardo Carvalho (PE): Graduado em Medicina pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Fez Residência em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ergonomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Consultor em Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional, Ergonomia e Assistência Técnica Pericial. Especialista em gestão de unidades de saúde ocupacional de grandes empresas, com experiência em Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.

Dr. Edwar Abreu Gonçalves (RN): Juiz do Trabalho Aposentado. Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho. Ex-Auditor Fiscal do Trabalho. Ex-Perito Judicial de Segurança e Saúde no Trabalho. Advogado e consultor jurídico. Mestre em Ciências Sociais. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, onde ministra a disciplina de “Direito Aplicado à Segurança e Saúde no Trabalho”.

Dra. Fernanda Netto (SP): Médica. Especialista em Medicina do Trabalho. Professora Convidada da Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Santa Casa de São Paulo. Diretora Técnica da Azevedo Netto Consultoria e Gestão em Saúde Laboral. Coordenadora do Departamento de Saúde Ocupacional da General Electric do Brasil.

Dra. Germana Veloso Machado Guerra de Morais (PE): Médica e Advogada. Especialista em Medicina do Trabalho, e Medicina Legal e Perícias Médicas. Perita Previdenciária. Perita e Assistente Técnica em perícias judiciais trabalhistas, cíveis e previdenciárias. Coordenadora do Setor de Saúde Ocupacional – Vard Fincantieri Company. Professora de Cursos de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho e Perícias Médicas. Professora do portal Área do Médico. Membro da diretoria executiva do sindicato dos médicos de Pernambuco. Pós-Graduanda em Direito Médico. Ex- Presidente da Sociedade Regional de Medicina Legal e Perícias Médicas/AL. Ex- Chefe do Setor de Perícias Médicas INSS/AL (SST/AL). Ex-Presidente da Junta Médica Oficial de Maceió/AL. Ex- Coordenadora dos assistentes técnicos da procuradoria federal especializada – PFE/INSS/AL.

Dr. Hugo Cavalcanti Melo Filho (PE): Juiz do Trabalho, Titular da 12a Vara do Trabalho de Recife (TRT da 6a Região). Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito de Recife (UFPE), e Professor Titular de Direito do Trabalho da Faculdade Marista do Recife e da Escola Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Foi Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNJ). Autor de diversos artigos publicados. É vice-presidente do Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho e da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho.

Dr. João Baptista Opitz Neto (SP): Médico do Trabalho; Especialista em Ergonomia; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Mestrando em Bioética pela UMSA / Argentina. Perito Judicial / Assistente Técnico nas áreas trabalhista e previdenciária. Autor do livro “Perícia Médica Trabalhista” (Editora Rideel).

Dra. Juliana Teixeira Esteves (PE): Advogada. Especialista em Direito do Trabalho. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Direito pela UFPE. Professora Adjunta da UFPE.

Dr. Marcos Henrique Mendanha (GO): Médico e Advogado. Especialista em Medicina do Trabalho, e Medicina Legal e Perícias Médicas. Como advogado, é especialista em Direito do Trabalho. É Perito Judicial e Assistente Técnico em processos diversos. Professor de cursos de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, Perícias Médicas, Direito Médico e Ergonomia. Autor do livro “Medicina do Trabalho e Perícias Médicas – Aspectos Práticos e Polêmicos” (Editora LTr). Mantenedor do blog SaudeOcupacional.org. Coordenador do Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas.

Dr. Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira (DF): Doutor em Ciências da Saúde pela UnB. Pós-Doutorando pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Mestre em Prevencion Y Protecion En Riesgos Laborales (Universidade de Alcala de Henares, Espanha). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UnB. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor-Tutor do Curso de Engenharia Segurança do Trabalho (EAD) pela Unyleya – Universidade Cândido Mendes. Autor do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP, Fator Acidentário de Prevenção – FAP e Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, temas que levaram à edição dos livros NTEP e FAP – Um novo Olhar sobre a Saúde do Trabalhador e Do Exótico ao Esotérico: Uma sistematização da Saúde do Trabalhador, ambos pela Editora LTr. Atual Coordenador Geral de Monitoramento de Benefício por Incapacidade, do Ministério da Previdência Social (MPS).

Obs.: listagem sujeita a alterações em virtude de força maior.

Inscreva-se agora, clique AQUI.

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.