07 jul 2022

Sou Médico do Trabalho. Por que devo ir no II CBPO?

Nenhum comentário.

A tarefa do Médico do Trabalho é cada vez mais reconhecida, diante de diversos problemas de saúde apresentados por funcionários de todas as áreas em todas as organizações, principalmente os problemas psicológicos!

Conforme dados oficiais (INSS, 2017), as reações graves ao stress, o transtorno de adaptação (ou ajustamento), os transtornos depressivos e os transtornos ansiosos lideram o ranking dos TMRTs. Alguns, são erroneamente classificados como “relacionados ao trabalho” via NTEP (Nexo Técnico-Epidemiológico), o que requer do Médico do Trabalho conhecimento para desconstituir o nexo junto às instâncias competentes do INSS.

Em tempos de “pente-fino do INSS”, caberá também ao Médico do Trabalho orientar a empresa no sentido de recepcionar e readaptar inúmeros trabalhadores, que até pouco tempo atrás estavam recebendo os chamados BILDs (benefícios de incapacidade de longa duração), muitos deles com transtornos mentais diagnosticados.

Por questões psiquiátricas, são frequentes as dúvidas dos Médicos do Trabalho nos exames ocupacionais. Vários são os dilemas desses profissionais na hora de qualificar um “apto” ou “inapto” em virtude de queixas psiquiátricas dos trabalhadores. Assim, nunca foi tão importante que Médicos do Trabalho conheçam mais sobre o fundamento dos atestados e relatórios dos médicos Psiquiatras, em especial, no que tange aos prognósticos dos transtornos mentais mais prevalentes, pois isso certamente resultará em condutas mais seguras e acertadas.

Nas empresas, as demandas relativas ao tema são cada vez maiores. Por consequência, o número de processos judiciais que versam sobre essa matéria aumentam dia a dia, com indenizações vultuosas já tendo sido confirmadas nas últimas instâncias (ex.: mais de 1 milhão de reais em indenização arbitrada para um banco – processo judicial: RR 7834920105050463). Ao Médico do Trabalho tornou-se imprescindível conhecer os principais TMRTs e seus corretos manejos. 

Isso tudo sem falar no networking do II CBPO, que reunirá mais de 600 profissionais de altíssimo gabarito. Encontros que possibilitam novas oportunidades, novas parcerias e novas amizades.

Enfim, motivos não faltam para os Médicos do Trabalho atualizarem seus conhecimentos nesse amplo e complexo tema: a Psiquiatria Ocupacional.

Inscreva-se agora e garanta sua vaga em um dos principais eventos relacionados a saúde mental do trabalho de todo o país: https://congressopsiquiatria.com.br/

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.