16 fev 2017

KAROSHI

postado em: Coluna do Edu

Nenhum comentário.

Há um vocábulo no Japão, surgido no fim dos anos 1970 para as mortes repentinas pelo ex­cesso de trabalho: karoshi.

Em 2002, um japonês teve uma morte súbita às 4 da manhã em uma grande fábrica de automóveis daquele país. Na­quele mês, ele teria trabalhado 106 horas extras. Recentemente outro caso, numa japonesa, fui divulgado e ela também tinha ultrapassado as 100h extras.

Um estudo realizado pelo Centro de Medicina Preventiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com 400 presidentes de empresas no Bra­sil, apontou que quanto mais bem-sucedido na empresa, pior é a saúde do executivo. Cerca de 70% têm sobrepeso, 62% são sedentários, 52% possuem altas taxas de colesterol ruim, 18% be­bem mais que o recomendado, 17% sofrem de hi­pertensão e 16% têm probabilidade de apresentar diabetes tipo 2.

A bomba-relógio tem ingredientes bem conhe­cidos: trabalhar mais de 12 horas por dia, viajar muito, não ter convívio familiar e tempo para o lazer. Trabalhamos o dobro, produzimos o triplo, com a metade das pessoas.

Sou defensor do pagamento de bônus para exe­cutivos que atingirem metas de saúde e qualidade de vida. Para seus subordinados também. Nenhu­ma empresa poderá falar em responsabilidade social, se seus funcionários não são saudáveis. Conheci empresas onde o lema é: “Damos o ouro, mas tiramos o couro”. No “dar o ouro” podemos incluir bons e bem estruturados programas de segurança, saúde e bem estar. Todos ganham! Não sou a favor de “tirar o couro” de ninguém, porém só com mudanças graduais no nosso estilo de vida poderemos suportar o cenário atual e os futuros.

Termino com a análise de Millor Fernandes, “quem se mata de trabalhar merece mesmo morrer”.

Autor (a): Dr. Eduardo Arantes – Médico com especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade São Francisco de São Paulo, Ergonomia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e em Gestão de Saúde pela FGV. Autor dos livros: O Retorno Financeiro de Programas de Promoção da Segurança, Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas, Ciências da Vida Humana e o recém-lançado Crônicas de Saúde, Ciência e Cotidiano. Atualmente é Diretor Técnico na Beecorp – Bem Estar Corporativo.

O Dr. Eduardo Arantes escreve mensalmente para o SaudeOcupacional.org, na “Coluna do Edu”.

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.