23 jan 2017

Você é profissional de SST? Então filie-se à ABRASST.

postado em: Utilidade Pública

Nenhum comentário.

Prezados leitores.

À pedido do Dr. Zuher Handar (Médico do Trabalho, Pós-Graduado em Saúde Pública pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, professor da PUC-PR, ex-presidente da ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho), divulgamos carta-convite direcionada a todos os profissionais atuantes em SST. Os interessados deverão respondê-lo diretamente através do e-mail: zuherghandar@gmail.com.

abrasst

“POR QUE PARTICIPAR DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ABRASTT?

Para começar, a ABRASTT – Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (nome provisório, a ser em breve definido) não é “mais uma associação” que está sendo criada – como alguns a vêm – mas, sim, a expressão de um movimento social legítimo, que tem raízes múltiplas, algumas muito antigas, mas não velhas, que busca dar visibilidade em nosso país, às bandeiras de defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, cada vez mais ameaçadas. Por sua natureza de associação civil multiprofissional, com abertura para todas as áreas de atuação, nos níveis médio e superior, ela nasce sem os deveres – e às vezes desvios de função – de cuidar da defesa de causas corporativas, próprias de cada profissão abrigada neste grande “guardachuva”.

A ABRASTT nasce para ocupar um espaço estratégico ainda vazio, ou não suficientemente ocupado: a sociedade civil organizada em torno da promoção e da proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, no extenso território nacional, em todos os segmentos econômicos – formais e informais – priorizando, contudo, aqueles e aquelas que têm menos voz e menos vez. Nasce, também, com a característica de ser ecumênica e tolerante no respeito e convivência à pluralidade ideológica e partidária de cada um de seus associados, os quais continuarão aderentes aos valores de suas respectivas militâncias, ou mesmo de nenhuma militância.

O compromisso ao se filiar à ABRASTT é com sua missão de defender a vida, o bem-estar e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, enquanto direitos humanos e sociais fundamentais do indivíduo. A ABRASTT nasce, também, com a certeza de que sua missão e o seu quadro de associados, atuais e futuros, não colidem, nem competem e nem atingem qualquer outra entidade ou organização, científica, acadêmica ou profissional, as quais são vistas como parceiras e sinérgicas na causa maior.

O muito que puder ser feito por nós – ABRASTT – e pelas entidades e organizações parceiras e aliadas ainda é extremamente pouco ante a complexidade e gravidade dos desafios. O Capital se reinventa continuamente e adquire expressões sutis e sedutoras. Ainda somos minoritários e o “lado fraco” das disputas, o que exige que também nos reinventemos, com inteligência, astúcia, coragem e criatividade.

Este é o momento de caminharmos juntos, ainda que sendo diferentes e respeitando as diferenças. Neste sentido a ABRAST nasce ao mesmo tempo una e diversa! Aguardamos sua filiação! 

(Grupo  de  instalação  provisório)”  

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.