01 ago 2016

Empresas podem calcular o próprio FAP

Nenhum comentário.

Empresas interessadas em saber o valor do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) podem fazer esse cálculo de forma fácil e gratuita na plataforma Construindo Segurança e Saúde, desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A ferramenta, que já está no ar há dois anos, foi modernizada e produz relatórios com cruzamento de valores que ajudam gestores empresariais a tomarem decisões sobre necessidades de investimentos em ações de saúde e segurança no trabalho. Outra novidade é a divulgação dos custos globais com acidentes no trabalho das empresas cadastradas na plataforma.

De acordo com o especialista do SESI Gustavo Nicolai, que irá apresentar a tecnologia nesta sexta-feira (13) a gestores participantes do 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção, os cálculos são feitos a partir do valor da folha de pagamento da indústria associado a dados de quantidade de acidentes da empresa divulgados pelo Ministério da Previdência. “Com a combinação desses valores, é possível estimar o valor a ser desembolsado pelas empresas para pagamento do FAP”, explica. “A partir do conhecimento desses valores, o tomador de decisão na empresa poderá ver com clareza ações e investimentos em saúde e segurança no trabalho.”

A plataforma Construindo Segurança e Saúde está entre as iniciativas do SESI apoiar as empresas na gestão do FAP, um dos cinco serviços o Programa de Gestão do Absenteísmo do SESI. O objetivo do programa é apoiar as empresas na análise de causas e impactos das faltas ao trabalho, além de propor ações para reduzir custos para empresas.

Fonte: CNI.

Título Original: Plataforma online ajuda empresas a calcular Fator Acidentário de Prevenção

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.