02 jun 2016

Faltando motivação? Trabalhe assim mesmo!

Nenhum comentário.

Existem muitos conselhos para quem quer tentar ficar mais motivado no trabalho. Além de entender que motivação pode ser genética, já explicamos como odiar menos o seu trabalho, apresentamos a rotina de grandes gênios e quais trabalhos equilibram mais sua vida pessoal e sua carreira. Mas se nada disso funcionou, temos uma dica que pode ser bastante útil: você não precisa se sentir motivado para fazer suas tarefas.

Muitas vezes, acreditamos que nossas emoções precisam estar em ordem para realizarmos nosso trabalho. Essa é a base da maioria das dicas inspiracionais: aprenda a amar seu trabalho, faça o que ama, etc. Mas isso está se tornando cada vez mais uma lenda. No livro The Antidote: Happiness for People Who Can’t Stand Positive Thinking (“O Antídoto: Felicidade para pessoas que odeiam pensamento positivo”, em tradução livre), de Oliver Burkeman, o autor escreve: “Quem disse que você tem que esperar ‘ter vontade’ de fazer uma coisa para realmente fazê-la? O problema dessa perspectiva é que você não se sente realmente motivado: você imagina que precisa estar motivado”, explica.

Para Burkeman, a solução para este dilema é tentar deixar esses sentimentos conflituosos de lado. “Se você consegue compreender que seus pensamentos e emoções sobre aquilo que não quer fazer podem mudar como o clima, você entende que a sua relutância a trabalhar não é algo que precisa ser erradicado ou transformado em pensamento positivo. Você pode coexistir com isso. Você pode notar os pensamentos procrastinadores e trabalhar mesmo assim”, escreve.

Ao mesmo tempo que parece totalmente óbvio, é também um pensamento interessante de se ter sob a perspectiva dos nossos tempos. A teoria de Burkeman também aparece em outros estudos, como em um artigo de 2012 do periódico Psycology Today e no site 99Y. Em ambas as situações, ele cita um psicólogo japonês do início do século 20, Shoma Morita. “É correto assumir que devemos ‘vencer’ o medo de pular em uma piscina, ou aumentar nossa confiança antes de convidar alguém para um encontro?”, ao que Morita responde: “se fosse, a maioria de nós ainda estaria esperando para fazer essas coisas”. Muitas vezes, a resposta não está em se sentir completamente pronto ou preparado, e simplesmente assumir o risco.

Fonte: Revista Galileu.

Título Original: Tá faltando motivação para trabalhar? Olha essa dica

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.