06 set 2015

“Setembro amarelo” marca prevenção ao suicídio

postado em: Utilidade Pública

Nenhum comentário.

Setembro é o mês de combate ao suicídio e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com Associação Médica Brasileira – AMB, Conselho Federal de Medicina – CFM, Federação Nacional dos Médicos – FENAM, Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNP, Cruz Vermelha, Centro de Valorização da Vida – CVV, Exército Brasileiro e o Ministério Público de São Paulo estão trabalhando juntas na campanha Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio e como tema de 2015 a ABP escolheu “Avançar para o Terreno e Salvar Vidas”.

Ontem, dia 05/09, o presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva e o Diretor Secretário Adjunto, Dr. Maurício Leão estiveram em Minas Gerais, na cidade de Montes Claros, participando de uma ação com palestra no shopping Montes Claros Center sobre o Setembro Amarelo.

Em Belo Horizonte acontecerão as seguintes ações: no dia 10/09 a Faculdade de Medicina de abrirá as suas portas para a comunidade em um evento em defesa da vida, o dia inteiro e no dia 12/09 a caminhada na Praça da Liberdade, de 09:00 às 12:00 em parceria com o Exército.

A ABP propôs às suas federadas que fizessem ações para promover o Setembro Amarelo e a Associação Catarinense de Psiquiatria irá promover no dia 10 uma reunião científica para, preferencialmente, o público leigo, envidando esforços junto à mídia local para atrair a atenção da sociedade para a data; realizar ações, também junto à comunidade, de divulgação do tema ligada à saúde e ao bem estar; utilizar as redes sociais para divulgação da logomarca do setembro amarelo; envidar esforços para que pelo menos no dia dez de setembro, preferencialmente em todo o mês de setembro, os pontos turísticos de sua cidade estejam iluminados de amarelo. Além disso, no dia 20 de setembro será realizada em Florianópolis uma caminhada na Beira-mar Norte. A Ponte de Laguna também ganhou iluminação especial para o mês de setembro.

No Rio de Janeiro a APERJ promoverá uma Aula Dançante no dia 7 de setembro na orla de Copacabana, esquina com República do Peru, com carro de som, DJ, faixas, pirulitos e farta distribuição de camisas amarelas, além da iluminação do Cristo Redentor em amarelo e divulgação na imprensa. A UPA do bairro Engenho de Dentro também receberá uma iluminação especial.

Em João Pessoa o Hospital do Trauma Humberto Lucena será iluminado com a cor amarela.

Na Bahia haverá uma caminhada Para a Vida no dia 13, que sairá do Posto da Barra e irá até o Farol, além da jornada Bahia e Sergipe de Psiquiatria que ocorrerá no período e o foco será no combate ao suicídio.

Em Porto Alegre no domingo, dia 6, a Usina do Gasômetro também terá uma ação do Setembro Amarelo com o Circuito de Dança. Já no dia 10 um seminário de Prevenção ao Suicídio que será realizado em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e acontecerá na Academia de Polícia Militar. Além disso, no dia 12 de setembro haverá uma ação na Feira de Orgânicos que é a segunda maior da América Latina, a ação contará com uma palestra, distribuição de folders, faixas, banners. Em Porto Alegre também teremos uma palestra ministrada pela psiquiatra Maria da Graça Cantarelli, que apresentará a tese de doutorado “Avaliação do perfil lipídico em pacientes psiquiátricos com tentativa de suicídio”, no Instituto Cyro Martins.

Em São Paulo acontecerá no dia 10 uma caminhada de Valorização da Vida que sairá da frente do Teatro Municipal de São Paulo às 20h. A caminhada é realizada pelo Projeto Como Vai Você?

O Projeto de Apoio à Vida – PRAVIDA, parceiro do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará, fará atividades do dia 10 ao dia 13, começando com uma palestra que contará com a presença do psiquiatra Fábio Gomes e o encerramento no dia 13 ficará por conta de uma caminhada de prevenção ao suicídio. Além disso, a Universidade Estadual do Ceará realizará com os seus estudantes atividades durante toda a semana.

No Distrito Federal, nos dias 18 e 19 haverá o curso para psiquiatras do Exército Brasileiro e no dia 20 acontecerá a caminhada no Parque da Cidade às 8h30.

Fonte: ABP.

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.