27 ago 2016

Como traçar metas para conquistar seus objetivos

postado em: Mercado de Trabalho

Nenhum comentário.

Fazer uma especialização, aprender outro idioma, trocar de emprego e até mudar um hábito. Esses costumam ser objetivos de muitos profissionais, mas que podem ficar apenas no plano das ideias por falta de planejamento. Por isso, especialistas afirmam que traçar as metas como algo específico, mensurável e realizável pode ser a chave para o sucesso.

Todo esse propósito, segundo a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Espírito Santo (ABRH-ES), Kátia Vasconcelos, precisa partir de um objetivo que o profissional queira alcançar. “As metas partem de um sonho que se tem, e esse é o caminho. É preciso entender o que você quer, o que vai ganhar com isso e qual a importância que isso terá para você”, ressaltou.

Já o consultor em Gestão de Pessoas, Eduardo Ferraz, aponta o método “smart” como um caminho para a conquista desses propósitos. Ele explica que o primeiro passo é ser específico naquilo que se quer. “Não é apenas querer ganhar mais, mas quanto. E o que é preciso para ter este aumento? É ser promovido? Então, procure saber o que é necessário para alcançar tal posto. Quanto mais específica a meta, melhor”, disse.

Outro ponto é ter uma meta mensurável, ou seja, aquilo que dá para medir. Um bom exemplo é: “dos dez projetos do meu departamento, quero participar de oito”, aponta Ferraz.

A seguir, lembre-se que a meta precisa ser atingível, caso contrário, você vai se frustar. Também é preciso ser realista e ter tempo determinado para ser realizada.

Na opinião da gestora de carreiras, Andrea Deis, meta é uma missão de vida, uma obrigação. Para ela, essas intenções são degraus que você desenha e traça os meios necessários para alcançar cada uma delas.

Andrea destaca que o importante é não recuar desse propósito, é preciso ser forte. “O profissional precisa ter sonhos maiores, por isso a meta é tão importante. Atendi uma pessoa uma vez, que estava desempregada e queria ser um presidente de uma empresa que é referência na área de e-commerce. Pois ele conseguiu entrar na companhia em um cargo menor, com pouco ganho, até se candidatar ao cargo maior da corporação. Neste caso, foi fundamental saber: o que esta meta iria trazer para ele, o que era preciso para alcançá-la, o que ele queria com isso e como chegaria a tal posto. Muitas vezes, não percebemos o talento que temos”, avaliou.

Para Kátia, quando falamos em meta, queremos dizer o que será feito para que ela seja executada. “Acima de tudo, o profissional precisa ter disciplina, tempo e recursos necessários para atingir aquilo que se propõe. Meta é como se fosse um mapa que você usa quando vai viajar”, finalizou.

Importância da meta

Definição
A meta precisa ser específica, mensurável, realizável e trazer nela um sentido e um propósito para a vida do profissional.

Alcance
A meta é traçada a partir de um objetivo que a pessoa queira alcançar. Ao traçar suas intenções, procure entender o que você quer, o que você vai ganhar com isso e a qual será a importância disso para você.

Qualificações
Se a sua meta é ser promovido ou alcançar cargos mais altos na empresa, por exemplo, é necessário verificar se você tem as qualificações necessárias para isso.

Recursos
Lembre-se que ter uma meta não é só escrever em um papel, é preciso ter recursos necessários para executá-la. Também é preciso ter disciplina, foco e tempo para alcançá-la.

Projeção
Avalie quais os ganhos que terá. À medida que você visualiza o resultado, mais motivado estará para correr atrás do que deseja.

Fonte: especialistas ouvidos pela reportagem

Dicas

Algumas perguntas podem ajudar os profissionais a alcançarem diferentes objetivos, como mudar um hábito, trocar de emprego e fechar empresa.

Mudar um hábito
Prejuízo: Esse hábito está prejudicando algum aspecto da minha vida?
Realização: Qual o motivo pelo qual eu realizo essa ação?
Motivação: Eu estou motivado a mudar esse hábito?
Plano: Qual o meu plano de ação para isso?
Manutenção: Como eu vou me manter afastado desse hábito?

Trocar de emprego
Valores: Meus valores estão alinhados aos valores da empresa?
Habilidades: Minhas habilidade serão utilizadas?
Desempenho: Sinto vontade de para desempenhar o que esperam de mim?
Crescimento: Vejo um futuro e desejo crescer junto com a empresa?
Doença: Estou ficando doente por causa de aspectos de trabalho com os quais não consigo lidar?

Fechar uma empresa
Acreditar: Acredito na ideia?
Finalidade: A ideia está ligada ao meu propósito?
Prazo: Atingi meu limite de tempo?
Recurso: Atingi o limite de dinheiro?
Fim da linha: Esgotei todos os caminhos?

Fonte: Gazeta.

Título Original: Táticas para fazer a meta virar realidade

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.