13 fev 2015

O “MAIS MÉDICOS” É NOSSO!

postado em: Temas Polêmicos

Nenhum comentário.

Cerca de 95% das vagas da nova etapa do programa Mais Médicos foram preenchidas por profissionais brasileiros ainda na primeira chamada, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Esta é a maior adesão de profissionais com registro médico nacional já registrada desde o início do programa, anunciado em 2013 e ampliado neste ano. Ao todo, de 4.146 vagas, 3.936 já foram ocupadas, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (11).

A nova etapa de inscrições terminou no final de janeiro. Em seguida, os candidatos – 15.717 no total – puderam selecionar até quatro cidades em que gostariam de atuar. De 1.294 cidades que solicitaram médicos, 1.181 (ou 91% do total) tiveram todas as vagas preenchidas. Em outras 46, foram preenchidas apenas parte das vagas.

Por outro lado, 67 municípios não conseguiram atrair nenhum médico – destes, 30 não tiveram nenhum pedido de inscrições, a maioria delas nos Estados do Pará e Amazonas. “São cidades de mais difícil acesso”, afirma o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A mudança nas inscrições ocorre após a incorporação do Provab (Programa de Valorização da Atenção Básica) ao Mais Médicos, o que mudou as regras do programa. Agora, profissionais podem optar entre receber bônus de 10% nas provas de residência médica, nos moldes do Provab, ou auxílio-moradia e alimentação, no caso do Mais Médicos. Ambos recebem bolsa de cerca de R$ 10 mil. Para Chioro, o bônus na prova de residência funcionou como “estímulo adicional” para que médicos brasileiros aderissem ao programa, especialmente os recém-formados. “É muito diferente das outras edições em que contamos com 87% dos profissionais por meio da cooperação com a Opas [Organização Pan-Americana de Saúde, responsável pela vinda dos médicos cubanos]”, afirma o ministro.

NOVA RODADA

Os médicos selecionados na primeira chamada terão entre os dias 11 e 20 deste mês, com exceção do período de Carnaval, para se apresentarem nos municípios. O trabalho inicia em março. Caso isso não ocorra, as vagas irão para a segunda chamada, que ocorre entre os dias 23 e 24 de fevereiro. Na ocasião, médicos que não foram selecionados na primeira etapa poderão optar por uma das vagas que restaram.

Segundo o Ministério da Saúde, caso ainda existirem vagas em abril, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, em maio, para médicos estrangeiros. Chioro afirma que ainda não é possível descartar a vinda de médicos cubanos para preencher o restante das vagas, mas já assegura que o número deve ser menor se comparado às outras etapas de inscrições do programa.

Fonte: FOLHAPRESS (11/02/2015).

Título original do texto: 95% das vagas do Mais Médicos são preenchidas por brasileiros.

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.